A assessoria contábil é o trabalho desenvolvido por um profissional liberal ou uma equipe de profissionais da área de contabilidade que desenvolvem o trabalho de controlar e interpretar os fatos que ocorre diariamente dentro das organizações. Diante de registros, demonstração expositiva e a revelação dos fatos, o contabilista obtém informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica.
A área da contabilidade tem como finalidade fazer o acompanhamento das atividades financeiras realizadas pela empresa, controlando o comportamento de seus patrimônios, na função elaboração e comparação dos resultados obtidos entre os períodos de análise.
É a contabilidade que desenvolve, verifica os dados e realiza o registro minucioso e ordenado dos negócios realizados diariamente. Ela deve identificar, classificar e anotar as operações da entidade e de todos os fatos que de alguma forma afetam sua situação econômica, financeira e patrimonial.
No estudo desenvolvido pela assessoria contábil é possível que o profissional controle toda a movimentação do Patrimônio das organizações. O Patrimônio de uma empresa é alterado diariamente por meio dos acontecimentos diários, como as compras, as vendas, os pagamentos e os recebimentos realizados em toda a empresa, mesmo que essa tenha filiais em outros locais.
A área contábil é o trufo das organizações, pois é lá que se encontram todos os registros da vida de uma empresa, é nesse setor que as falhas são apresentadas, tudo que é realizado no dia-a-dia inclusive as oscilações, as operações, os resultados sistematicamente registrados e analisados mostram o desempenho, fortes e fracos da organização.
A contabilidade é o coração da organização, eles facilitam as ações fornecendo as coordenadas de acordo com o desempenho medido, mas ainda pode-se encontrar empresários que enxergam a contabilidade apenas como burocracia, não enxergando os benefícios embutidos no trabalho executado. Essa ação é decorrente da falta de informação já que o empresário, de início, precisa saber comprar e vender, mas não é obrigado a conhecer contabilidade, por isso mesmo existem cursos rápidos de contabilidade para não contadores, como forma de combater a desinformação.